RADIO WEB JUAZEIRO : Teto de gruta desaba e deixa bombeiros soterrados no interior de SP
domingo, 31 de outubro de 2021

Teto de gruta desaba e deixa bombeiros soterrados no interior de SP

Bombeiros tentam entrar em gruta onde o teto desabou em Altinópolis (SP), soterrando 26 pessoas que participavam de um treinamento com uma escola de bombeiros civis
Imagem: Juliano/Divulgação


Andréia Martins e Luiz Fernando Figliagi
Do UOL

Parte da estrutura do teto de uma gruta em Altinópolis, na região de Ribeirão Preto (interior de São Paulo), desabou no início da madrugada de hoje soterrando pelo menos 12 bombeiros civis que faziam um treinamento no local, segundo o Corpo de Bombeiros. Cinco vítimas foram resgatadas e sete permanecem desaparecidas.

Cinco pessoas já foram resgatadas com fraturas e hipotermia. Segundo o Major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, outras 7 pessoas estão desparecidas. Inicialmente, os bombeiros divulgaram que 26 pessoas tinham sido soterradas. Mais tarde, confirmaram que 26 pessoas estavam no local, mas 12 foram atingidas pelo desabamento.

O grupo participava de um treinamento da escola Real Life na gruta Duas Bocas, localizada dentro de uma propriedade particular. O local fica próximo da Caverna Itambé, uma das principais atrações turísticas da cidade. Os alunos eram de Franca, Ribeirão Preto e Batatais.

"A gente não tem muita informação, quem tá passando o que está acontecendo é um bombeiro que trabalha com meu filho e está lá", disse Cristina Trifoni, mãe de uma das vítimas que está desaparecida.

Cristina Trifoni, mãe de uma das vítimas que está soterradaImagem: Luiz Fernando Figliagi

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Altinópolis as cinco vítimas resgatadas foram levadas para o Hospital de Misericórdia de Altinópolis, sendo que três já foram liberadas e outras duas permanecem internadas com quadro estável.

Em entrevista à Globonews, o tenente Ederson Martins Revelli, do Corpo de Bombeiros, disse que ainda há risco de novos desabamentos na gruta, pois chove muito no local. A gruta é de difícil acesso. Os bombeiros precisam ir a pé até o local, já que não há como chegar com veículos ou maquinário até a região.

O UOL entrou em contato com a escola que confirmou o incidente com alunos já formados, mas não deu mais informações sobre o acidente. A Real Life tem sede em Ribeirão Preto e atua há 9 anos na formação de bombeiros civis.

Em entrevista à CNN Brasil, Rodrigo Quintino, tenente-coronel da PM, disse que o Corpo de Bombeiros não tinha informações sobre a realização ou mesmo autorização para um treinamento por parte da escola no local.

Teto de gruta desabou em Altinópolis (SP) deixando 26 pessoas soterradasImagem: Juliano/Divulgação

Ao todo, seis carros da corporação e 20 militares estão no local para auxiliar nos resgates. A Defesa Civil também está atuando junto com os bombeiros.

Em nota, a Prefeitura de Altinópolis informou que "está oferecendo todo o apoio necessário, como alimentação, água e o que mais for possível para ajudar a equipe de resgate na realização do seu trabalho, bem como está encaminhando madeiras e mão de obra para auxiliar no escoramento do local que é de difícil acesso".

"Fica aqui nossa esperança para que possamos resgatar com vida todos os envolvidos", completa a nota.

O Governo do Estado de São Paulo enviou reforços para a cidade, entre eles um grupo de especialistas em resgate e equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros, além de dois helicópteros Águia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE