RADIO WEB JUAZEIRO : A saúde do idoso está entre os temas abordados durante o Congresso Integrado em Saúde do Vale do São Francisco
sexta-feira, 12 de novembro de 2021

A saúde do idoso está entre os temas abordados durante o Congresso Integrado em Saúde do Vale do São Francisco

I CISVALE acontece até o dia 13 de novembro em Juazeiro-BA

Está sendo realizado em Juazeiro – BA o I Congresso Integrafo em Saúde do Vale do São Francisco. O evento teve início esta semana e vai até o próximo dia 13, com temas de relevância para a saúde pública e que trazem resultados de pesquisas e trabalhos acadêmicos de estudantes de medicina do IDOMED Estácio.

Entre os temas abordados está a saúde do idoso, com uma mesa redonda que será realizada nesta quinta-feira, às 18h30 no auditório da faculdade e aberta ao público, que poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela Internet.

A abordagem será o Transtorno Comportamental nos Idosos com Demência, com a participação do médico geriatra, Dr. Fabrício Cagliere, e da terapeuta ocupacional, Ms. Denise Cavalcanti, sob a mediação da Coordenadora do Eixo de Saúde da Família do IDOMED, Dra. Allana Moreira Silva Freire de Carvalho. “Os transtornos comportamentais são sintomas comuns no idoso com demência. Saber reconhecê-los e manejá-los não somente farmacologicamente é fundamental para um cuidado humanizado do idoso”, explica a ccoordenadora.

O médico geriatra, Dr. Fabrício Cagliere, explica a que a população idosa tem aumentado no mundo e que discutir a saúde do idoso é primordial para se garantir um envelhecimento saudável das pessoas e que os idosos com demência precisam de uma atenção especial.“Os pacientes com demência quando vão entrando numa fase moderada a grave, começam a ter muitos distúrbios de comportamento, como agressividade, irritabilidade, perca de “insight”, ter delírios de ciúme, delírios que alguém está roubando as coisas, pode apresentar gritos e também outros sintomas como apatia, ficar muito parado no mesmo lugar, hipersexualidade, ansiedade, depressão... daí a importância de abordar essas questões que causam muitos problemas pra família e pro próprio paciente.”

O diagnóstico, o acompanhamento profissional e familiar e o tratamento são fundamentais para o controle desses comportamentos, o que pode melhorar significativamente a vida dos pacientes e das pessoas que cuidam deles no dia a dia.

O I CISVALE acontece de forma integrada a outros eventos acadêmicos, como a III Jornada de Iniciação Científica e Pesquisa Produtiva, a II Jornada de Extensão Acadêmica e Social e o I Simpósio de Microbiologia e Imunologia.

A programação conta ainda com palestras, defesas de projetos de pesquisa e que podem ser acompanhados pelo corpo acadêmico e seguimentos da sociedade que tenham interesse nas temáticas. Para tanto, além das vagas presenciais, estão sendo disponibilizados links de acesso ao evento no Instagram da instituição de ensino.

Sobre o Instituto de Educação Médica

O IDOMED é um grupo que reúne 14 escolas médicas e tem consolidada a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Presente em todas as regiões do país, com mais de seis mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O IDOMED oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.


Contato:

Isabella Ornellas
Assessora de Comunicação do IDOMED / Estácio – Juazeiro-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE