RADIO WEB JUAZEIRO : MAIS UMA REPORTAGEM COM O JOGADOR DA SELEÇÃO QUE VIROU MORADOR DE RUA
quinta-feira, 25 de novembro de 2021

MAIS UMA REPORTAGEM COM O JOGADOR DA SELEÇÃO QUE VIROU MORADOR DE RUA

Matéria publicada em segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Família desconhecia dificuldades enfrentadas pelo ex-jogador Perivaldo


O Fantástico localizou a família de Perivaldo, ex-jogador da
seleção que mora na rua em Portugal.

O drama vivido por Perivaldo, ex-jogador da seleção que mora na rua em Portugal: o Fantástico localizou a família dele. Os irmãos, filhos e netos não tinham a menor ideia das dificuldades que o Perivaldo vem enfrentando.

Itabuna, no interior da Bahia dobrou de tamanho desde que Perivaldo deixou a cidade para jogar futebol.

Depois que foi embora de itabuna, a casa onde morava, de tão velha, caiu. Perivaldo já estava ficando famoso no futebol, ganhando dinheiro. Mandou reconstruir a casa e deu de presente à mãe. Hoje, é o único patrimônio que ele tem com os dois irmãos que moram na Bahia.

Pedro é o mais velho dos cinco irmãos. Tem 69 anos. Noélia, de 63, é a caçula entre as mulheres.

Eles dividem a casa com Sandra, uma das sobrinhas de Perivaldo. E ela guarda com muito orgulho uma lembrança preciosa do tio.

Fantástico: E essa camisa aí?
Sandra Regina Santos, auxiliar de dentista: Essa camisa aqui é o presente maior pra ela.
Fantástico: Pra mãe dele?
Sandra Regina Santos: Pra mãe dele, minha avó.
Fantástico: Foi daquele jogo contra a Tchecoslováquia?
Sandra Regina Santos: Tchecoslováquia.

Sobrinha, irmãos. A família de Perivaldo no Brasil tomou um susto quando viu o Fantástico no domingo passado.

“Chorei muito de ver ele naquela situação. Quando ele ligava, a gente perguntava como ele estava. Ele dizia: ‘eu estou bem’”, conta Noélia Lúcia Dantas.

Em São Paulo, mora mais uma parte da família. Eles guardam outras lembranças do ex-jogador. Um álbum de figurinhas da Copa de 82. Lá está Peri ao lado de Sócrates, Zico e Falcão.

“Ele vivia bem. Sempre tinha seu carro bonito, andava bem vestido, dinheiro tinha. Ele nunca fez mal pra ninguém. Sempre ajudou os outros. E agora se vê nessa situação, é doído”, lamenta o irmão Paulo Lúcio Dantas, aposentado.

Paulo quer que o irmão volte pro Brasil.

“O que a gente puder te ajudar, nós te ajuda. Não vamos dar uma vida de rico pra ele, que nós não somos ricos”, explica Paulo.

Em Arembepe, região metropolitana de Salvador, mora Marcio, o filho o mais velho de Perivaldo, e pai de Pedro, neto do ex-jogador.

Fantástico: Esse netinho ele nem sabe que existe, não é?
Marcio: Sabe não.

A mãe de Marcio, Eliana, foi a primeira mulher de Perivaldo.

“Que deus alumie os caminhos dele. Que deus abençoe. Não tenho palavra mais”, diz a ex-mulher Eliana Márcia Sampaio.

O Fantástico encontrou em Fortaleza outro filho de Perivaldo, Marcelo. Ele chegou a ser jogador de futebol e visitou o pai em Lisboa.

“O atleta profissional luta, batalha pra conseguir chegar no auge da carreira. Consegue. Mas aí tem um detalhe: muitos não estão preparados para o sucesso. Porque o dinheiro vai acabar, e a carreira do profissional é curta”, analisa Marcelo Dantas, estudante.

Os netos de Perivaldo nunca viram o avô.

“E meu sonho é conhecer ele, porque jogador de futebol... Milhares de crianças no mundo querem ser jogadores de futebol”, diz Pedro Dantas, estudante.

“Eu estou muito ansiosa pela volta dele”, afirma Rebeca Dantas, estudante.

Ana, também filha de Perivaldo, trabalha como modelo em israel.

“Eu lembro dele me pegando no colo, dizendo que me amava muito. Tenho contato com ele pelo telefone, mas já faz desde o ano passado que a gente não se fala. Foi muito difícil”, conta Ana Dantas.

O Fantástico preparou uma surpresa para o Perivaldo. Gravou um vídeo com recados da família para ele assistir em Lisboa.

Neste sábado, o Fantástico encontrou Perivaldo novamente na Feira da Ladra, em Lisboa. Usando chinelos, ele estava atrás de um sapato para dar a entrevista.

O Fantástico levou Perivaldo à redação da Globo em Portugal para ele ver algumas das mensagens que ele recebeu de parentes durante esta semana.

“O negócio todo é que eu sou o tipo de pessoa que eu não gosto de incomodar os outros. Nem minha família”, explica o ex-jogador Perivaldo Dantas.

Fantástico: E Peri está voltando? Ou Peri vai ficar?
Perivaldo: Assim que eu resolver tudo, que eu tiver em condição, que eu vê que vai dar certo, que também ir pro Brasil para ficar de mão abanando não dá, cara.

Essa semana, Marcelo, filho de Perivaldo, deve ir para Lisboa com Alfredo Sampaio, da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, para trazer Perivaldo de volta ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE