RADIO WEB JUAZEIRO : Comportas da Hidrelétrica de Três Marias são abertas nesta sexta (14/1) - UM ESPETÁCULÇO ASSUSTADOR
sábado, 15 de janeiro de 2022

Comportas da Hidrelétrica de Três Marias são abertas nesta sexta (14/1) - UM ESPETÁCULÇO ASSUSTADOR

Vinícius Prates*

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) decidiu iniciar o procedimento de abertura das comportas da Usina Hidrelétrica (UHE) de Três Marias, na Região Central do estado, na manhã desta sexta-feira (14/1). A ação estava prevista para ocorrer na última quarta-feira, mas foi adiada.

© Cemig/Divulgação De acordo com a Cemig, as comportas não são abertas desde o início de 2020

A decisão pela abertura das comportas pretende controlar o volume das águas que aumentaram muito com as chuvas constantes deste início de janeiro. O adiamento levou em consideração a possibilidade de subir o nível do Rio São Francisco e, consequentemente, inundar trechos do leito que vai até a cidade de Pirapora. "Considerando a tendência de redução das vazões no rio São Francisco no trecho entre a foz do Rio Abaeté e a cidade de Pirapora, será possível iniciar a abertura de comportas na UHE Três Marias a partir de sexta-feira, sem o agravamento da condição de cheia já vivenciada neste trecho", explicou a companhia. De acordo com a Cemig, a redução das vazões no rio São Francisco é devido ao enfraquecimento do evento ocasionado pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provocou as fortes chuvas no estado.
 
© Cemig/Divulgação Dados da usina atualizados na manhã desta sexta-feira (14/1) no site da Cemig

Diante da situação, para controlar a subida de nível do reservatório, que até as 9h desta manhã se encontrava com volume de 86,48%, a companhia começou a verter a água pelas comportas.

Confira abaixo o vídeo das comportas abertas:


O trabalho será realizado por etapas que foram alinhadas junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

14/01/2022, sexta-feira: abertura das comportas com 500 m³/s às 8h00, totalizando 1.350 m³/s de defluência;
15/01/2022, sábado: ampliação do vertimento para 850 m³/s às 8h00, totalizando 1.700 m³/s de defluência;
16/01/2022, domingo: ampliação do vertimento para 1.400 m³/s às 8h00, totalizando 2.250 m³/s de defluência;
17/01/2022, segunda-feira: ampliação do vertimento para 2.000 m³/s às 8h00, totalizando 2.850 m³/s de defluência.


Conforme o comunicado da Cemig, as comportas permanecerão abertas após segunda-feira (17/1) e, de acordo com as condições que serão observadas na bacia do rio São Francisco nos próximos dias, não está descartado a possibilidade de novos incrementos.

Abertura não ocorria há dois anos

Segundo a Cemig, as comportas não são abertas desde o início de 2020 e, mesmo com essa vazão, a expectativa é de que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final de janeiro.

“A Cemig segue monitorando a condição de operação do reservatório e novas ampliações podem ser necessárias, conforme as afluências verificadas no reservatório nos próximos dias”, diz a empresa.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE