RADIO WEB JUAZEIRO : Coronavírus inédito é identificado em morcegos na África do Sul
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Coronavírus inédito é identificado em morcegos na África do Sul

Foto: René Riegal / Unsplash

Cientistas da Universidade de Wuhan, na China, identificaram um novo coronavírus em morcegos na África do Sul. Segundo os cientistas, trata-se do NeoCoV, um “parente” próximo do coronavírus Mers-CoV responsável por causar a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers). As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

O estudo ainda afirma que pode haver princípios de penetração celular similares aos do Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19. A descoberta foi anunciada pelos pesquisadores na plataforma científica bioRxiv.

O vírus tem um potencial latente de mutação e, por isso, tem capacidade de penetrar não só em células de animais, mas também nas dos seres humanos.

“Neste estudo detectamos inesperadamente que o NeoCoV e seu parente próximo PDF-2180-CoV podem usar eficazmente alguns tipos da enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), um receptor através do qual alguns coronavírus entram no corpo de morcegos e humanos. É o mesmo mecanismo usado pelo Sars-CoV-2”, descrevem os cientistas no artigo.

De acordo com os autores, o vírus precisará passar por um monitoramento minucioso para que seja possível entender seu comportamento e a capacidade de provocar infecções em humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE