RADIO WEB JUAZEIRO : Dia Nacional do Fusca: 650 mil ainda rodam nas ruas do Estado de SP
quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Dia Nacional do Fusca: 650 mil ainda rodam nas ruas do Estado de SP

Apaixonado pelo besouro da VW, colecionador deu apelido de Horácio a um exemplar na cor verde Hippie de 1974

Por Fernando Garcia

Divulgação

A primeira e a última geração do Fusca, que deixou de ser fabricada em 2019 com aspecto bem mais sofisticado

O Fusca foi lançado em 1935 pelo alemão Ferdinand Porsche com o nome de Typ I para ser um veículo popular e econômico. Ganhou atualizações ao longo dos anos, mas sem perder as suas linhas consagradas e ganhou apelidos pelo mundo, onde foram produzidos mais de 21 milhões de exemplares, como Beetle, Bug, Käfer, Type 1, Carocha, Coccinelle, Escarabajo e Maggiolino.

Por aqui, começou a ser produzido em 1959 com peças 100% nacionais e deixou a produção em 1986, mas retomada pelo ex-presidente Itamar Franco, em 1993, em São Bernardo do Campo (SP). Em 1996 saiu de linha definitivamente.
Continua após a publicidade

Segundo um estudo feito pelo Detran.SP, o Fusca ainda é muito querido entre os brasileiros o que comprova que nenhuma tecnologia ou carro atual é capaz de superá-lo. Não é para menos, quem é que nunca teve uma história com o carismático besouro da VW?

No dia 20 de janeiro, quando se comemora o Dia Nacional do Fusca (data do início de fabricação do carro no Brasil, em 1959), de acordo com a autarquia, existem cerca de 650 mil Fuscas ativos trafegando pelas vias do Estado.



Ainda de acordo com o departamento, a quantia soma desde a primeira versão importada de 1.200 cilindradas, passando pelas configurações de acabamento e motorizações até ao New Beetle cuja base era a do Golf, mas com a silhueta que remete ao Fusca que conhecemos.

O levantamento revelou que São Paulo, Campinas, Guarulhos, Santo André e São Bernardo do Campo ocupam os cinco primeiros lugares com a maior frota. Atualmente, mais de 209 mil exemplares circulam nestas cidades , sendo que dez mil deles são itens de colecionadores, que circulam com placas pretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.

COMPARTILHE